Veja um dos aspectos que torna o Projeto Debian vantajoso para você e ou sua empresa

Atento ao detalhe , você já nota que o Projeto Debian é mais que GNU / Linux.

É também GNU / Hurd, GNU / kFreeBSD, GNU / NetBSD e até um extra-oficial "Debian GNU / OpenSolaris", mais conhecido como Nexenta OS , que talvez venha a ser parte oficial do projeto algum dia.

Porém, mais que distribuições de programas, é um movimento social meritocrático em torno do software livre.

As decisões são abertas em quase sua totalidade.

O líder do Projeto é eleito para um mandato anual.

A campanha para a eleição do Líder do Projeto Debian (DPL) está aberta para 2007, e no dia 10 março houve um debate via IRC entre os candidatos, com perguntas enviadas pelos eleitores (Debian Developers oficiais habilitados) e sob coordenação de mediadores.

Este ano, há um candidato brasileiro, Gustavo Franco .

Não pode participar no mesmo momento do debate, por motivo de força maior, e apresentou-se no dia seguinte, respondendo às mesmas perguntas e outras.

O debate foi longo e MUITO interessante para o observador entender alguns dos problemas mais importantes (via perguntas) que afetam o Projeto Debian e algumas soluções propostas.

Leia os extensos arquivos das sessões IRC aqui .

A página oficial sobre a eleição para líder do Projeto Debian, com transcrição da sessão IRC principal (não inclui a do Gustavo Franco realizada no dia seguinte, listada no outro site pessoal já citado) está aqui . Mas você pode ver todas as plataformas de todos os candidatos.

Nesta outra página aqui , há um resumo, "melhores momentos" do debate. Lembre que um resumo inclui o que o editor acredita ser importante, e não necessariamente o que você pensa ser importante.

É um exemplo da meritocracia do Projeto Debian em ação. Pode não ser um sistema de governança utópico, mas ainda não inventaram algo mais eficaz para o fim proposto. Muitas vezes (na maioria das vezes) é mais lento que um sistema autocrático, mas as soluções finais são melhores.

Qual a vantagem para você e ou sua empresa?

É o tipo de "insider information" que você não encontra na "grande imprensa" , e muito menos que seja divulgada por outras empresas ou entidades produtoras de software.

É como poder acompanhar a reunião dos acionistas majoritários com direito a voto para a escolha do novo presidente ou CEO.

Por isso você tem de ler os arquivos dessas sessões de IRC citados.

As decisões importantes não são ocultas de você.

O futuro do controle não é um segredo / surpresa em que você é o último a saber.

E se você vier a se tornar um Desenvolvedor Debian oficial, poderá se habilitar para votações futuras.

Mesmo sem direito direto a voto, podes contatar outros Debian Developers e consolidar pontos de vista, por exemplo.

Você, sua empresa, suas informações, sua infraestrutura de informática não ficam à mercê de interesses que você não sabe quais sejam até que seja tarde demais.

O controle é seu.

A escolha é sua.